domingo, 10 de julho de 2016

Religiosidade ou Evangelho?

A religiosidade anuncia a possibilidade de alcançar vitórias em várias áreas da vida. O Evangelho proclama que Cristo já alcançou a única vitória necessária.

A religiosidade usa Deus como meio para o que deseja. O Evangelho revela Deus como o início e fim, o primeiro e o último, o alfa e o ômega.

A religiosidade é o homem tentando se aproximar de Deus por meio de instituições. O Evangelho é Deus graciosamente reconciliando o mundo consigo mesmo por meio de Jesus Cristo.

A religiosidade diz: evolua espiritualmente e desenvolva a si mesmo para agradar a Deus. Mas o Evangelho diz: negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e saiba que Cristo já O agradou eternamente em nosso lugar.

Na lógica iracunda da religiosidade: Deus olha nos meus olhos, vê minha forma de viver, e me aceita ou me rejeita. Na factualidade do Evangelho: Deus olha nos meus olhos, vê Jesus Cristo, e me ama de forma imutável de eternidade em eternidade.

Na religiosidade: o evangelho me serve para que eu aumente o meu "eu" e me sinta mais influente e usado por Deus. No Evangelho: eu sirvo a Deus para me diminuir e amar melhor o meu semelhante. 

Na religiosidade: se eu obedeço, há bênçãos de Deus; se eu peco, há punição Deus. CUIDADO! No Evangelho: se eu obedeço, há Graça de Deus; se eu peco: há Graça de Deus! DESCANSE!

Na religiosidade, o discurso é: continue no caminho de Deus, não desista, você vai conseguir; é só ler a bíblia e orar todo dia. No Evangelho, a boa notícia é: Desista, você não vai conseguir, mas saiba que Cristo conseguiu por você! Vá, e se for ler a bíblia e orar... Faça isso por amor e cheio de gratidão!

Na religiosidade, o discurso da alma é: "não viverei de qualquer forma para não ir para o inferno". No Evangelho: "ainda que eu vivesse de qualquer forma eu sei que Deus continuaria me amando; Ah! 

Esse amor me constrange tanto que eu quero é viver para relevar ao mundo o caráter DELE!". Na religiosidade: vamos construir um templo suntuoso para pregar aos pobres. No Evangelho: vamos construir uma casa para abrigar os que precisam. 
Na religiosidade: se guerrearmos em oração teremos vitória. No Evangelho: com muita oração o nosso coração se encherá de gratidão pela vitória que Deus já nos concedeu na cruz do calvário.
Na religiosidade: estudo a Palavra para ter conhecimento. No Evangelho: eu estudo a Palavra para encarná-la e vivê-la!

Na religiosidade: Deus te ama e por isso te perdoa. No Evangelho: Deus te ama e por isso entregou o seu único Filho para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. 
Na religiosidade: sente-se ali, aceite Deus e você terá a vida eterna depois da morte. No Evangelho: arrependa-se e creia que Deus te aceita no seu Filho Jesus Cristo e verás que a vida eterna começa agora (João 17:3). 
Na religiosidade: pobreza financeira é falta de fé. No Evangelho: pobreza de compaixão e solidariedade é que é falta de fé. Na religiosidade: Deus te fará prosperar financeiramente. No Evangelho: o Filho de Deus não tinha onde reclinar a sua cabeça. Na religiosidade: precisamos cumprir a Lei de Deus. No Evangelho: Cristo cumpriu a Lei por nós!

Na religiosidade: precisamos trabalhar para terminar a obra de Deus. No Evangelho: ESTÁ CONSUMADO!
No religiosidade: Deus tem um propósito para todos nós, fique tranquilo que tudo dará certo. No Evangelho: Deus já revelou o seu propósito para todos nós em Cristo Jesus, fique tranquilo, já deu tudo certo!


Lucas F. Fleury

Nenhum comentário: