sexta-feira, 24 de junho de 2016

Projeto realiza mostra de arte na Estação Gasômetro - Mochilão' reúne jovens voluntários para ajudar crianças durante viagem ao Piauí

O projeto sociocultural "Mochilão" realiza no dia 1º de julho, na Estação Gasômetro, em Belém, uma mostra de arte que tem por objetivo ajudar 30 voluntários durante uma viagem ao sertão do Piauí para participação de projetos sociais. Cerca de 70 artistas estão envolvidos no projeto, que deve atender cerca de 150 crianças.
“Os jovens abrem mão de suas férias uma vez ao ano para passarem esse tempo cultivando valores na comunidade, respeito mútuo e solidariedade”, destaca diz Landa Corrêa, diretora geral do evento. O valor arrecadado com os ingressos será para pagar o aluguel de ônibus para os voluntários e materiais educacionais para as crianças carentes das comunidades. A programação está recheada de apresentações: arte circense, dança, teatro, pantomima, música, stand up, exposições de pinturas, fotografias e o espetáculo Ubuntu, tema do evento.
Com direção de Landa Corrêa e texto de David Riker, a peça tem influências das culturas brasileira e africana, retratando, com recortes, o cotidiano real de um povoado de Maputo, capital de Moçambique e conta a história de Dom Manoel Ubuntu e sua família, que será marcada ao conhecer um homem chamado Verbos. Com versos dos escritores moçambicanos Mia Couto e José Craveirinha e coreografias de bailarinos voluntários, solidários ao projeto, o espetáculo termina com muita dança Afro e Hip-hop.
Ubuntu vem da filosofia africana e refere-se à humanidade com os outros, “Eu sou porque nós somos”, um termo muito conhecido porque era defendido na democracia de Nelson Mandela. Ubuntu é um conceito amplo sobre a essência do ser humano e a forma como se comporta em sociedade. Uma ideia semelhante a de amor ao próximo. 
O projeto sociocultural “Mochilão” promove cidadania, educação e inclusão social em comunidades socialmente vulneráveis há 12 anos. Todas as ações do grupo contam com participação voluntária de adolescentes e jovens, a maioria já na fase universitária ou recém-formados. Desde 2014 estenderam a estrada também para o sertão do Piauí. Em 2017 pretendem alcançar um novo destino: a África, especificamente, Moçambique.
Serviço: Mostra de Arte Ubuntu “A arte de amar”, Local: Teatro Estação Gasômetro (Av. Gov Magalhães Barata, 830 - São Brás). Valor do ingresso: R$15.00. Vendas: na bilheteria do teatro no dia do evento ou pelos contatos:98054-1191 (whatsapp) ou 98084-0009. Maiores informações: Rosângela Ramos (Direção do Projeto “Mochilão”).

Nenhum comentário: