terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Análise de indicadores de Pobreza do Município de Belém/PA.


Por Thatiana Costa Rodrigues Gonçalves.

A capital do Estado do Pará, Belém pode ser caracterizada como uma extensa periferia de 85.011 pessoas em extrema pobreza, uma porcentagem de 6,1% para um total de 1.393,399 habitantes, segundo o censo IBGE 2010. Esta análise dos indicadores de extrema pobreza do município de Belém revela agudas carências de infraestrutura e serviços urbanos.
Observa-se que das 85.011 pessoas em extrema pobreza, 68.019 pessoas são negras, ou seja, 80,0% da população. A herança escravista que o Brasil ainda carrega contribui para esta desigualdade social, provocando a não garantia de direitos básicos a vida como o emprego e a educação de negros nesse município, produzindo assim dispositivos que unem o negro à pobreza, fortalecendo as práticas racistas.
Também se observa que 53,5% da população em extrema pobreza são de mulheres, demonstrando assim a desigualdade de gênero que essa capital carrega. Isso também pode ser notado e fortalecido pela falta de acesso das crianças de 0 a 3 anos a creche; são 6.961 crianças sem esse acesso, uma aguda porcentagem de 85,1% contribuindo assim para a exclusão de mulheres ao mercado de trabalho e o descaso pela educação infantil nesse município.
Na região metropolitana de Belém, distrito do Outeiro (Ilha de Caratateua), onde atuo como professora do ensino fundamental do município, apenas uma creche escolar atende toda a Ilha, provocando a carência deste serviço público e suas demais problemáticas.
Sobre o acesso à Educação Básica no município de Belém, encontramos 3.606 pessoas extremamente pobres, que possuem mais de 15 anos sem saber ler ou escrever, ou seja, são 6,8% excluídos do direito à aprendizagem e, dentre esses, 1.799 eram chefes de domicílio, subentende-se que em maior proporção para esses chefes destacam-se as mulheres negras.
O que mais leva a minha atenção sobre esses dados são as políticas públicas de acesso à aprendizagem que ainda em Belém se encontram tímidas, o grande número de analfabetos, principalmente em sua região metropolitana, destaque para as ilhas, reforçando desigualdades sociais e a carência de serviços públicos.  
Em sua infraestrutura, Belém ainda possui 54,6% de sua população sem rede de esgoto, enquanto que em Ananindeua (município mais próximo) 5,8% apenas de sua população não tem a garantia desse serviço. Outra comparação entre esses dois municípios se dá na construção de moradias de alvenaria, enquanto que Belém ainda possui 37,1% de casas sem parede de alvenaria, Ananindeua possui apenas 16,2%. Observa-se que no saneamento básico e infraestrutura de Belém, precisa-se de um planejamento que realmente diminua estas disparidades.
Apesar da infraestrutura do município de Ananindeua se destacar em acesso, esse município se assemelha a Belém quanto à falta de garantia do acesso de crianças de 0 a 3 anos a creche; 89,2% de crianças são excluídas do seu direito a educação infantil, assim como o alto índice de mulheres (53,6%) que estão na extrema pobreza, como também de negros (80,4%) que são incluídos na miséria desse município.   
Portanto, é de extrema importância estudos e pesquisas que possam contribuir e reforçar políticas públicas de acesso aos serviços públicos, aos direitos fundamentais à vida, para que a produção de nossas subjetividades em relação à criança, a mulher e ao negro sejam discutidas de forma corentes a proporcionar a igualdade social.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Censo Demográfico de 2010. O Data Social/ Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 2010. Disponível em: < http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi-data/METRO/24-01-2016/ 19?:00 hs

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2010 Disponível em:<http://www.ibge2010.gov.br 29-01-016/17:00 hs BIBLIOGRÁFICAS

Nenhum comentário: