domingo, 10 de janeiro de 2016

Veja a programação dos 400 anos de Belém


Na próxima terça-feira (12), Belém comemora 400 anos. E para marcar a data será realizada uma programação especial, que inclui apresentações musicais, passeios ciclísticos e uma grande alvorada.
Na sexta-feira (08), a “Vila Sorriso” abre a programação no distrito de Icoaraci com shows musicais da banda Espoleta Blues, Delinquentes, Carimbó Sancari e Nelsinho Rodrigues, na Praça Matriz, a partir das 18h. 
Sábado (09), o pré-aniversário terá o grito de carnaval no bairro da Cidade Velha, onde o corredor da folia terá a passagem do bloco Kalango com apresentações do cantor Ricardo Chaves, da banda FB Mania e dos Baladeiros, a partir das 15h.
Outeiro também confirmou programação especial no sábado a noite. O local escolhido foi a Praia Grande, para a realização de shows de bandas regionais como Bruno B.O, Molho Negro, Reggaetown e Viviane Batidão, a partir das 18h. Ainda no sábado, a partir das 19h30, o Teatro Margarida Schivasappa, no Centur, será palco do show musical sobre o poema A Cabanagem, que destaca a importância do processo educacional e social da revolução do povo cabano, na então província do Grão-Pará, durante vigência do Sistema Político Imperial. Na oportunidade, será lançado o livro e CD do poema.
No domingo (10), o Sesi realiza um passeio ciclístico, que pretende reunir cerca de 10 mil ciclistas num percurso de 15 km pelas principais ruas da capital. A largada será às 7h, no Portal da Amazônia com retorno no mesmo local. Na programação, serão sorteadas ainda, 400 bicicletas.
Na Praça Batista Campos, a prefeitura preparou, em parceria com a Embrapa, uma exposição de com apresentação de acervo de pesquisa sobre insetos e abelhas, além de degustação de mel e doação de mudas sustentáveis. A programação tem início às 08h e segue até 13h. Para aqueles que pretendem aproveitar o domingo na Ilha do Mosqueiro, a opção serão as apresentações das bandas República Imperial, Strobo, de Mestre Solano e Tonny Brasil na Praça Matriz, a partir da 20h.
No dia 11, a partir das 19h, o Portal da Amazônia vai se transformar no palco de grandes apresentações musicais que darão início à contagem regressiva para cantar os parabéns à Belém. As atrações confirmadas são: Gang do Eletro, Dona Onete, Fafá de Belém, Israel Novaes e som de aparelhagens.
No tão esperado 12 de janeiro, acontecerá uma grande alvorada em toda a cidade. Os sinos de todas as igrejas católicas de Belém irão badalar a partir das 7h, por dez minutos, despertando a população para as homenagens dos 400 anos. Bandas de música vão tocar em mais de cem locais distribuídos nos bairros da cidade e tiros de canhão serão disparados no Forte do Presépio por volta de 7h15. Uma missa será celebrada às 8h na Catedral da Sé.
Parabéns Belém
O mercado do Ver-o-Peso foi o local escolhido para o parabéns oficial à cidade, com bolo comemorativo com a histórica extensão de 100 metros. Na ocasião, a banda da Guarda Municipal fará apresentação da canção “Belém Meu Amor”, composta por Vicente Malheiros, especialmente para a data. Uma grande ação com serviços de cidadania e saúde será realizada na área do complexo.
A partir das 11h, na Praça dos Estivadores, será inaugurado o monumento alusivo à Belém 400 e apresentação dos projetos “Minha Rua” e “Placas informativas nos pontos turísticos”, para levar informações sobre a história de ruas e pontos turísticos da área do Comércio e Cidade Velha.
Ainda durante a inauguração do monumento, cerca de 7 mil pessoas da igreja evangélica Assembleia de Deus, vão encerrar 400 dias de oração por Belém com um abraço simbólico que vai compreender parte do centro histórico da capital. Na programação está prevista também a inauguração do Colégio Militar, programado para acontecer a partir das 14h30, com a entrega feita pelo Exercito Brasileiro para formação de jovens. A partir das 18h, em solenidade especial, no Hangar Centro de Convenções, serão entregues as medalhas “Belém 400 anos” e “Francisco Caldeira Castelo Branco” a várias personalidades e serão lançados os selos comemorativos ao aniversário, além do livro “A historia de Belém”.
Para encerrar o dia de comemorações, no Teatro da Paz, haverá apresentação da Orquestra Sinfônica da casa e, no Portal da Amazônia, terá a segunda noite de shows com Edilson Moreno, Lia Sophia, Pinduca, Félix Robato, Gaby Amarantos e som de aparelhagem, a partir das 19h.

Nenhum comentário: