segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Observando o texto - Mateus 24:14.


Jesus se reunia com seus discípulos, pouco antes de ser elevado aos céus, e responde a estes sobre os sinais que antecederão a sua vinda (v.3). Após dissertar sobre evidências mais cosmológicas (guerras e rumores de guerras, a partir do verso 6) e eclesiológicas (perseguição e falsos profetas, a partir do verso 9) Jesus lança uma evidência puramente missiológica dizendo que "será pregado o Evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim".

O verbo grego do qual traduzimos "e será pregado" tem como raiz kerygma, uma proclamação audível e inteligível do Evangelho, paralela à martyria que evoca um sentido mais pessoal, de testemunho de vida. Esta ação kerygmática aponta para o fato de que o Evangelho será pregado de forma compreensível para aqueles que o ouvem. O "mundo" aqui exposto no texto é a tradução de oikoumene que aponta para "mundo habitado". A idéia textual, portanto, não é geográfica, territorial, mas sim demográfica, onde há pessoas, mostrando que este Evangelho do Reino será pregado kerygmaticamente, inteligivelmente, em todo o mundo habitado. A forma de isso acontecer, segundo o texto, é através do testemunho a todas as nações. Podemos traduzir o "para testemunho" por "através do testemunho" usando uma ótica mais literal para a preposição. A raiz do termo "testemunho" aqui utilizado é martyria que nos ensina que esta ação proclamadora, kerygmática, do Evangelho acontecerá através de uma Igreja martírica, que tenha o caráter de Cristo. Ou seja, apenas os salvos pregarão este Evangelho do Reino. Apenas a Igreja, de fato, redimida, cumprirá a missão.

Cristo finaliza a frase dizendo que o testemunho chegará a todas a nações, onde traduzimos o termo ethnesin, de ethnia, para nações, ou seja, grupos lingüistica e culturalmente definidos. Poderíamos parafrasear o verso 14 dizendo que "o Evangelho do Reino será proclamado de forma inteligível e compreensível por todo o mundo habitado, através do testemunho martírico, de vida, da Igreja, a todas as etnias definidas". A frase final nos diz que "então virá o fim" e "fim" aqui (telos) aponta para a volta do Senhor Jesus, ligada comumente à sua parousia, seu retorno.


Portanto creio que o perfil da Igreja que Jesus tinha em mente era justamente um grupo de salvos com postura martírica e kerygmática. Que ama o Senhor e o anuncia ao mundo. Que testemunha com sua vida, mas também elabora teologicamente a mensagem a ser pregada. Que tem ação evangelística e se preocupa com o conteúdo desta mensagem. 
                                                                 Ronaldo Lindório

Nenhum comentário: