segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Assoreados da Verdade

Gosto de caminhar para pensar, e essa semana caminhei bastante. Nas caminhadas me intrigava o texto que estou lendo com a minha congregação, Carta de Paulo aos Filipenses, especificamente o verso 18:
“Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento, ou em verdade, nisto me regozijo e me regozijarei ainda”
Como poderia o apóstolo dos gentios, grande pensador e propagador da Eclesiologia que conhecemos, vivemos e ensinamos, se apresentar passivo com aqueles que, de maneira vil, proclamam a Cristo? Isso me intrigou muito, mas então houve uma luz vinda dos céus durante a caminhada.
Paulo prioriza: a Mensagem!
Independentemente de quem a proclama, ou como se proclama, o importante é que seja proclamada, dado que a Mensagem, o Evangelho de Salvação é suficiente para que o ser humano pecador entenda seu estado e conheça o que o Cristo, centro e motivo do Evangelho, fez.
Ou seja, por mais que digamos que estão corrompendo o Evangelho, o verdadeiro Evangelho jamais será corrompido, pois seria dizer que o Cristo, O Evangelho o poderia também ser corrompido. Logo, Paulo não vê problema algum que esses, que tem interesse econômico e com a quantidade de público, falem. Deixa eles pregarem! Ainda que a Mensagem esteja fragmentada, seja misturada com teologia da prosperidade, ou ‘misticismo gospel’, se a pessoa ouvir, poderá haver esperança!
A fala de Paulo está atrelada ao seguinte fato:
Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei. (Isaias 51.15)
Sendo assim, somos lembrados que DEUS tem compromisso com a SUA Palavra para A cumprir e em nenhum momento ELE diz que o ministrante, profeta, pregador, arauto, é infalível e digno de crédito, A NÃO SER QUE o mesmo esteja de acordo com a Palavra dELE, e mesmo assim, o crédito será pela Palavra, e somente por ela, que está sendo falada e não o anunciante, de novo.
Eu, de certa forma, fui extremamente zeloso quanto a esse caso. “Esse camarada pregar? Pregação assim?” Mas Paulo me deu um tapa na cara:
Deixa o cara pregar, homem!
Isso porque, mesmo sendo rala, mas contendo o Evangelho, as pregações dos ‘invejosos’ podem assorear a mente do ouvinte com verdades que, se forem “buscadas como o ouro”, criarão uma sede/fome de se entender o que o Evangelho sempre quis dizer: DEUS amou o mundo através do sacrifício de Cristo.
De certa forma, esse assoreamento assevera o fato de que somente a Verdade é que liberta, por mais que essa Verdade esteja diluída em outras coisas, mas ainda sim é “poder de DEUS para salvação...” (Romanos 1.16)
Então deixaremos as coisas como estão?
De maneira nenhuma”! diz o próprio Paulo em Romanos, pensando que: se pregar de qualquer jeito e pregar da forma certa dá no mesmo, é a mesma questão que Paulo combate:
...permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante? De modo nenhum! ...” (Romanos 6.1,2)
Precisamos entender que essa deve ser uma exceção. E aqueles que entenderam – você que está lendo, por exemplo! – Não pode ser tomado por inocente, pois se você sabe o bem que tem de fazer (pregar bem), se não o fizer estará pecando. (Tiago 4.17)
O alerta maior é apenas para não sair arrancando microfone, expulsando em nome de Jesus, ou constrangendo a Igreja por falar do invejoso que está pregando. (Se bem que vontade não falta)
Não! Lembre-se que Paulo disse para deixar esse pessoal pregar.
É, deixe eles! Pois o SENHOR, e somente ELE, mostrará quem realmente é conhecido dELE não só por praticar a pregação, mas viver a ‘loucura da pregação’ do Evangelho. (1Corintios 1.18)
Adendo: não estou levantando ‘Bandeira de Paz’ àqueles que sobem no púlpito para pregam por inveja, porfia ou dissenções, apenas exponho que Paulo pede paciência para com estes. Já em Tito... (Tito 1.10,11)
Na Paz do SENHOR do Evangelho que Paulo pregava.
Judson Brito - Evangelista na AD Belém/PA, admirador da Carta a Tito.

Nenhum comentário: