sábado, 24 de outubro de 2015

31 de outubro não é Halloween é o Dia da Reforma Protestante


Por Rodrygo Gonçalves

Andei perguntando para várias pessoas o que é comemorado no dia 31 de Outubro. A resposta que obtive de todas as pessoas, inclusive “evangélicos” é de que seria dia de Halloween. 

Assim como o Natal que é tirado a figura de Cristo para que em seu lugar o Papai Noel “fique no centro” e na Páscoa, em que o Coelho e o Chocolate nos tira a atenção do sacrifício de Jesus, a Reforma Protestante tem sido tirada do foco para em seu lugar ficar o Halloween. 

A Reforma Protestante é o marco inicial da Igreja evangélica. Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero através da publicação de suas 95 Teses colocadas na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo uma reforma no catolicismo romano. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco solas: Sola fide (somente a fé); Sola scriptura (somente a Escritura); Solus Christus (somente Cristo) Sola gratia (somente a graça); Soli Deo gloria (glória somente a Deus). Data esta que precisa ser comemorada, nos deu a liberdade de livre interpretação da Bíblia. 

O primeiro registro do termo "Halloween" é de 1745. O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) Derivou do termo escocês "Hallo-Hellu" (véspera do Dia de Todos os Santos) que era a noite das bruxas, a origem pagã do "dia das bruxas" tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos e à deusa YuuByeol (símbolo antigo da perfeição celta). 

Para nossa surpresa os países que tradicionalmente comemoram o halloween são países de formação protestante com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. E, a cada ano tem aumentado no Brasil. 

Fica evidente que o Halloween foi criado como mais uma armadilha para tirar o foco do verdadeiro sentido da data transformando uma simples comemoração em puro consumismo. Neste ano de 2015 iremos comemorar os 498 anos da Reforma Protestante, estamos bem perto dos 500 anos, como igreja precisamos nos levantar contra o inferno e manter viva nossa história e em nenhuma hipótese deixar ficar no esquecimento. 

Consulta: Wikipédia, a enciclopédia livre. 

Nenhum comentário: