sexta-feira, 24 de julho de 2015

25 anos do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8.069, de 13 de Junho de 1990

No ultimo dia 13 de julho o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) completou 25 anos. Nós a igreja do Senhor Jesus não podemos ficar de fora desta comemoração, pois o cuidado e a proteção de nossas crianças também foram ordenados por Jesus.

“E qualquer que receber em meu nome uma criança tal como esta, a mim me recebe.” Mateus 18:5; Lucas 9: 48; Marcos 9: 37

Preste atenção que os três textos usam a palavra receber, ou seja, cuidar, acolher, etc.

Em outro momento os discípulos do Mestre estavam expulsando as crianças e Jesus os reprende e afirma que o Reino dos Céus pertence também às crianças:

“Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus.” Mateus 19: 14; Marcos 10: 14; Lucas 18: 16.

As passagens citadas nos mostram com clareza não apenas a importância da criança, mas as coloca como “Prioridade Absoluta”, pois elas também têm prioridade no Reino dos Céus e, receber uma Criança é receber o próprio Cristo.

A concepção de Criança no ECA trouxe avanços extraordinários para nossa sociedade, eu diria que agora nossas leis estão vendo as crianças como Deus as ver. A criação dos Conselhos Municipais, Estaduais e Federal de Defesa da Criança e do Adolescente e de conselhos tutelares são frutos do ECA. Nosso Deus é justo e sempre ouviu o choro dos órfãos:

“Pois o Senhor vosso Deus, é o Deus (...) que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e roupa.” Deuteronômio 10: 17 e 18

“aprendei a fazer o bem; buscai a justiça, acabai com a opressão, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva.” Is 1: 17

Não tenho duvida de que Deus ouvindo o choro de nossos órfãos colocou no coração de nossas autoridades o ECA que já em seu Artigo 1 fala:

“Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.”

Quanto mais eu leio o ECA, mais convencido fico que Deus influenciou de forma direta a construção deste Estatuto. Desde 1990, diversas políticas públicas foram criadas para garantir os direitos fundamentais como convivência familiar, educação, esporte, lazer, liberdade e saúde [Art. 4].

Índices – Entre 1990 e 2012, a mortalidade infantil caiu 77%, assim como a mortalidade materna [Art. 8], com redução de 43%, entre 1990 e 2013. Além da prioridade no acompanhamento médico via Sistema Único de Saúde (SUS), as crianças passaram a contar com diversos testes que diagnosticam precocemente problemas que podem prejudicar seu desenvolvimento. Entre eles, estão os testes da orelhinha, do olhinho e do coraçãozinho [Art. 7-14].

As garantias atuais de acesso à educação e as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) também são resultados do ECA. Se em 1990 quase 30% da população entre 5 e 19 anos era analfabeta, atualmente 98,3% das crianças entre 6 e 14 anos estão devidamente matriculadas no Ensino Fundamental [Art. 53-59]. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Garantias – Para atuar como fiscais do cumprimento do Estatuto e defensores de direitos, o próprio ECA criou os Conselhos Tutelares e de Direitos. Atualmente, são 5.956 Conselhos Tutelares em todo o País. Apenas seis municípios ainda não possuem essas instituições, mas estão em fase de implantação. Os dados são Agência do PT de Notícias.

Outro mecanismo fundamental de garantia é o Disque 100. Criado em 1997 por organizações da sociedade civil, em 2003 passou a ser administrado pelo governo federal. As denúncias são feitas de maneira anônima, por telefone.

Mais ainda falta algo primordial para enfim realizarmos a vontade de Deus sobre este assunto, o engajamento da Igreja. A noiva de Cristo parece ainda não se importar com aquilo que Jesus coloca como prioridade. Amamos o Senhor, mas parece que não amamos o que Ele ama. Precisamos nos importar mais com aquilo que realmente Ele se importa.

Leia aqui a Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente): 
Pr. Rodrygo Gonçalves

Nenhum comentário: