sexta-feira, 5 de abril de 2013

Rumo a Brasília. Convenção de Pastores da CGADB

Eu estou indo amanhã para Brasília, vou participar da 41ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), que acontecerá nos próximos dias 08 a 12 de abril em meio a uma disputa polêmica e polarizada, marcada por ações judiciais, por isso peço oração.
A AGO definirá o próximo presidente da convenção Assembleias de Deus a CGADB, e disputam a eleição o pastor José Wellington Bezerra da Costa, que busca a reeleição; o pastor Samuel Câmara, que é o principal oponente de José Wellington; e outros pastores de menor expressão no cenário nacional das Assembleias de Deus.

Essa é a primeira vez que há uma disputa acirrada pelo cargo desde que José Wellington chegou ao poder: Na eleição, irão votar 24 mil pastores. Há denúncias de irregularidades nas inscrições para o colégio eleitoral. Uma comissão analisa o caso, muitos pastores que apoiam o Pr. Samuel, simplesmente tiveram seus nomes retirados.

Pr.  José Wellington

Aos 78 anos, o atual presidente da CGADB lidera a Assembleia de Deus Ministério do Belém (SP), e está próximo de completar 30 anos no cargo. Em 1989, José Wellington renunciou à presidência para poder disputar o cargo novamente na AGO seguinte, e o fato foi visto por muitos como uma forma de burlar o regulamento em vigência à época.

Recentemente, seu principal crítico comentou o episódio e afirmou que José Wellington se manteve no cargo às custas de alterações diversas no estatuto da convenção. Pela primeira vez na história da CGADB, um presidente renunciou ao cargo numa manobra para burlar a proibição estatutária que vetava a reeleição. Três meses depois, ele mesmo estava concorrendo à reeleição em São Paulo. Daí, ficou fácil ferir a história, reformar várias vezes o Estatuto para ficar no poder até hoje e ainda estar buscando se reeleger pela 11ª vez.

A Redação do +Gospel entrou em contato com a assessoria de imprensa de José Wellington para solicitar uma lista com as propostas do pastor para um eventual novo mandato, porém não obtivemos resposta. No vídeo abaixo, o pastor deixou uma mensagem aos eleitores:

A chapa de José Wellington chama-se “Amigos do Presidente”, e é formada por aliados políticos na CGADB que querem a reeleição do pastor. Saiba mais sobre o atual presidente da CGADB acessando josewellington.com. Veja abaixo, os nomes dos integrantes da chapa:

Pr. Samuel Câmara

Líder da Assembleia de Deus de Belém do Pará, disputa novamente a eleição para presidente da CGADB, é o principal adversário político de José Wellington, e lançou durante o ano de 2012, um livreto em que listou suas propostas para a convenção assembleiana. Câmara afirmou à época do lançamento que o livreto era de leitura obrigatória para os pastores assembleianos que votarão nesta edição da AGO.

Câmara propõe que haja rotatividade dos presidentes da CGADB, de forma a permitir “a vitalidade, a renovação e a integração nacional”, para segundo ele, permitir o surgimento de novas ideias e líderes: “A História nos ensina que a permanência no poder de um único líder por muito tempo destrói a liderança das gerações seguintes”, afirmou.

Entre as demais propostas, estão a criação de uma rede de rádio e TV próprias da Assembleia de Deus no Brasil; expandir a evangelização no Brasil e no mundo com novas estratégias; descentralizar a administração da CGADB montando um escritório em cada estado; transformar a Faculdade da Assembleia de Deus num centro de excelência em consultoria e assessoria às Igrejas e convenções; entre outras que podem ser consultadas no livreto. Para baixá-lo, clique aqui. Saiba mais sobre o candidato acessando pastorsamuelcamara.com.br.

A chapa formada pela candidatura do pastor Samuel Câmara à presidência chama-se “CGADB para Todos”, e conta com os seguintes nomes:


Disputas Judiciais

No início de 2013, o pastor José Wellington convocou uma reunião com a presença dos pastores Samuel Câmara, Ivan Pereira Bastos, Sóstenes Apolos da Silva e Jonatas Câmara para responderem às acusações de quebra de decoro durante a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que tratou da reforma do Estatuto da Convenção Geral, em abril de 2012 na cidade de Maceió-AL.

Segundo Sóstenes Apolos, a intenção de José Wellington era que a Mesa Diretora da CGADB os excluíssem da eleição que será realizada nos próximos dias, e classificou a iniciativa como “tentativa” de frear a candidatura de Samuel Câmara.

A chapa “CGADB para Todos”, liderada por Câmara, entrou com uma ação liminar na Justiça, pedindo a suspensão da convocação feita por Wellington, postergando-a para após o encerramento da AGO, que acaba no dia 12 de abril. A íntegra da liminar pode ser conferida neste link.

“A CGADB recebeu a citação da liminar suspendendo o processo de disciplina contra eles e garantindo que os quatro poderão ser candidatos normalmente em abril deste ano”, afirmou o pastor Sóstenes.

De acordo com o jornalista Felipe Patury, colunista do site da revista Época, recentemente o pastor Câmara moveu uma ação para garantir que as informações relativas aos inscritos fossem divulgadas.

“O pastor Samuel Câmara obteve no Pará uma liminar determinando a abertura dos dados relativos às inscrições dos 22 mil pastores que votarão na eleição, marcada para o início de abril. Câmara quer saber se todos pagaram o registro cobrado dos eleitores. Enquanto o presidente da Convenção, José Wellington, que tenta mais um mandato, cassava a decisão no tribunal do Pará, Câmara ganhou a causa no mérito”, noticiou o jornalista.

Diversas outras disputas judiciais relacionadas aos pastores Samuel Câmara e José Wellington e a própria CGADB estão tramitando.

Enfim...

O resultado da eleição deverá ser divulgado pela CGADB antes do final da AGO, pondo fim à uma disputa que se estende há pelo menos um ano, quando as movimentações políticas internas das Assembleias de Deus começaram a tomar corpo.

Isso tudo nos deixa tristes, mas vamos até com simplicidade e prudência para o meio desses lobos (Mt 10:16), sabendo que mesmo que lá a vontade do homem prevaleça terá sido pela permissão de Deus.
Pr. Rodrygo Gonçalves

Nenhum comentário: