segunda-feira, 1 de abril de 2013

O Pastoreio dos Pequeninos (Tema para Núcleos Missionários)

Vede, não desprezeis a qualquer destes pequeninos; porque eu vos afirmo que os seus anjos nos céus vêem incessantemente a face de meu Pai celeste. Porque o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido. Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará ele nos montes as noventa e nove, indo procurar a que se extraviou? E, se porventura a encontra, em verdade vos digo que maior prazer sentirá por causa desta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos. 
Mateus 18:10-14 (ARA)
CONTEXTO

   Esses versículos estão no 4º discurso de Jesus (capítulo 18 e 19) que Mateus registra no seu Evangelho, onde descreve o caráter dos verdadeiros discípulos do SENHOR. 

PROPÓSITO DO DISCURSO

   Ensinar aos discípulos que no Reino dos Céus não se trata de posição ou status, controle, indiferença ou intolerância ao próximo. Ao contrário disso, trata-se de acolher, receber, cuidar, servir e não escandalizar no exercício desse serviço (Mt 20:28).

QUEM SÃO OS PEQUENINOS 

   Se lermos versículos anteriores (Mt 18:1-5), perceberemos que a palavra “pequenino” surgiu em resposta a pergunta: Quem é o MAIOR no Reino dos céus? Para tanto Jesus chamou uma criança para responder, e a sua resposta não teve como alvo uma simples explicação, mas sim um discipulado de humildade quanto ao orgulho do coração dos seus discípulos.

   Orgulho? Por quê? Os discípulos reconheciam que Jesus é o “Ungido de Deus”, o Messias, o Filho de Davi, o que reinaria sobre Israel. Assim, a expectativa de todos era que Jesus fosse tirar Israel sob o domínio Romano, assim como Deus havia tirado sob o domínio Egípcio, tinham expectativa de um reinado político e não espiritual. 

   Então havia a dedução que Jesus se colocaria como Rei político sobre Israel. E eles como seus assessores. Fato este comprovado em versículos posteriores quando a Mãe de João e Tiago pede para Jesus que eles assentem um a sua esquerda e outro a sua direita de Jesus quando do Seu Reinado. 

   Pois foi justamente contra tudo isso quando disse: 
Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe. 
Mateus 18:3-5 

Nessas palavras Jesus revela a natureza do seu Reino que está baseada na humildade simples e confiante de uma “criança”, que no contexto judaico trata-se de uma criança de 12 anos ou menos, que não tinha posição ou status social significativo.

   Neste ponto, conclui-se que “pequeninos” são aqueles que se humilham diante de Deus independentemente da sua posição na sociedade ou na Igreja, por isso deduz-se que não há status diante de Deus, não há diferença entre maior ou menor diante de Deus, pois Ele indistintamente AMA A TODOS. 

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 
Mateus 11:29
 QUEM CUIDA DESSES “PEQUENINOS”?

   O SENHOR dá a sua IGREJA o dever de cuidar dos seus “pequeninos” quando diz:
 E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe. 
Mateus 18:5
   Então para receber Jesus em nossas vidas é receber os seus “pequeninos”. Isso implica que à medida que o SENHOR nos dá grau de influência na sociedade e na Igreja é para o PROPÓSITO PRIORITÁRIO DE CUIDAR daqueles que buscam ao SENHOR, que se humilham na sua presença, cuidar daqueles que cansaram de olhar a podridão do mundo e passaram a olhar para alguém Santo como DEUS, que decidem se congregar para viver entre irmãos, crendo que encontrará Paz, Amor e Esperança de transformação em sua vida.

   A Igreja foi chamada para cuidar dos que foram feridos ou frustrados, e no seio da congregação encontrar o verdadeiro sentido do amor, do cuidado, da verdade, do companheirismo. Para tanto é necessário que as pessoas vejam Cristo em nós, por isso sermos Cristãos.

   Isso tem um peso muito forte, pois em seguida ele vem tratar pontualmente daqueles que escandalizam os “pequeninos”, que creem nEle, dizendo ser melhor que se pendurasse uma grande pedra no pescoço e submergir nas profundezas do mar.
 Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo! 
Mateus 18:7
   E escandalizar não é simplesmente fazer pecar, é ofender, fazer errar, ser pedra de tropeço para os “pequeninos”.

NUNCA DESPREZAR, SEMPRE AMAR!

   Deus nunca desampara aqueles que creem em seu nome, pois diz que “os seus anjos nos céus vêem incessantemente a face de meu Pai celeste” (Mateus 18:10). Ou seja, mesmo que ofendamos alguém “simples”, ou alguém que não tenha a quem recorrer, ou que não saiba se defender, os anjos se apresentam na presença de Deus em prol dos escandalizados.

   Portanto, não devemos desprezar NENHUM dos “pequeninos” do SENHOR, afinal se queremos ser grande no Reino de Deus DEVEMOS SERVÍ-LOS.
 Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? Comeis a gordura, vestis-vos da lã e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim, se espalharam, por não haver pastor, e se tornaram pasto para todas as feras do campo. As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo elevado outeiro; as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a terra, sem haver quem as procure ou quem as busque. 
Ezequiel 34:2-6 
   Isso é tão forte que JESUS esclarece o seu propósito na terra: “Porque o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido.” Mateus 18:11.

   Se quisermos ser igual a JESUS devemos atentar mais às suas palavras, POIS ele veio EM BUSCA DOS PERDIDOS.

E QUEM SÃO OS PERDIDOS?

   São justamente os “pequeninos” que decidiram jogar a toalha, desistir dos sonhos, que não atentam mais para o verdadeiro valor da vida, da sua salvação, são os que desistiram de amar, são os que não acreditam mais na sinceridade, são aqueles que não mais acreditam em DEUS, pois ao verem aqueles que se diziam “cristãos” lhe ferindo ou decepcionado se frustraram com a mensagem do Evangelho.

   Perceba que em Mateus 18:12 fala da ovelha que se desgarrou, ou seja, ela quis sair do meio do aprisco, do meu da Igreja, ela desanimou, ela desistiu.

   Neste ponto digo que muitas vezes julgamos, marginalizamos as pessoas por não atenderem nossa expectativa, e por elas não satisfazerem o nosso “padrão” a rejeitamos.

   Muitas vezes somos nós mesmos os culpados pelos seus erros, e isso é escandalizá-la. Devemos pois nos analisar para saber que fruto temos gerado, fruto de amor ou fruto de escândalo?

AGRADANDO A DEUS 

   Desta forma, encerro a mensagem, concluído que e quisermos verdadeiramente agradar o coração do SENHOR devemos fazer o que ele fez, sair da nossa zona de conforto, deixar o que já está ganho (as noventa e nove ovelhas) e ir atrás dos “pequeninos perdidos”, pois assim verdadeiramente agradaremos o SENHOR e expandiremos o Reino de DEUS.
E, se porventura a encontra, em verdade vos digo que maior prazer sentirá por causa desta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos.
Mateus 18:13-14
A perdida buscarei, a desgarrada tornarei a trazer, a quebrada ligarei e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com justiça.
 Ezequiel 34:15-16

RECOMENDAÇÃO DE ALGUNS TEXTOS PARA MEDITAÇÃO 

Mateus 25:31-46; Ezequiel 18; Mateus 18:1-22; Mateus 20:24-28; Ezequiel 34
Clayrton Silva 
Contato: (91) 8129-7080 
clayrton.silva@gmail.com 

Nenhum comentário: