segunda-feira, 18 de março de 2013

Foca na Família! (Tema para Núcleos Missionários)

Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.

1 Timóteo 5:8 (Almeida Revista e Corrigida)

Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.

1 Timóteo 5:8 (Nova Versão Internacional)

Apenas para contextualizar, este texto se encontra na Carta que o Apóstolo Paulo escreveu ao jovem pastor Timóteo, os versículos são permeados de sentimentos e emoções de um Pai Espiritual ao Seu Jovem Filho promissor.

E umas das preocupações do Apóstolo Paulo está em consolidar o trabalho em Éfeso, onde o jovem Pastor Timóteo liderava. Na oportunidade, há orientações específicas sobre o relacionamento pastoral com os vários grupos dentro da Igreja.

A família e o cuidado com ela é uma das maiores recomendações neste livro, sendo inclusive requisito para que as pessoas fossem destacadas como trabalhadores voluntários dentro da congregação.

Será que todo esse contexto de cuidado e zelo pela Igreja explicaria uma afirmação tão forte como a escrita no versículo acima?

Poderia alguém servir ao próximo sem antes servir os da sua casa?

Há chance de servir sem antes estar de coração limpo e sincero?

Será que para ser sincero preciso ter paz comigo e com a minha família?

E para ter paz, o perdão é necessário?

Para alguns, tais perguntas seriam óbvias, para outras confrontadoras, e para você, quais são os efeitos de tais perguntas?

No Salmo 24, o Senhor pergunta: Quem subirá ao monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar?

Resposta: Aqueles que têm mãos limpas e o coração puro.

Analise a você mesmo, veja se a palavra escrita em Efésios 4:30-32 lhe fala algo:
Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. LIVREM-SE de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. SEJAM bondosos e compassivos uns para com os outros, PERDOANDO-SE mutuamente, assim como Deus PERDOOU VOCÊS em Cristo. Efésios 4: 30-32 (grifo nosso)

Se há uma representação do que é ter coração limpo, essa passagem representa bem.

Então, como chegar diante de Deus, no seu Lugar Santo, ou em oração ou no culto, sabendo que Ele perdoa os meus pecados, as minhas transgressões, PORÉM quando alguém da minha família erra, não perdoo, e ainda penso que estou com a razão dá a justificativa de orgulhar-se de não buscar a Paz do meu lar? Como justificar isso diante de DEUS?

Cadê o coração limpo? Cadê o Espírito Quebrantado? Sem isso, como achegaremos diante do SENHOR MISERICORDIOSO?

Precisamos aprender sobre o Amor! E quem mais poderia nos ensinar senão o Pai? Como está escrito em João 3.16:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 (ARC)

Nem a Bíblia consegue explicar como Deus nos amou, pois foi de tal maneira, ou seja, inexplicável! Que entregou o melhor para nós: Jesus Cristo, Seu Filho.

Certamente seja por isso que os dois maiores mandamentos, que servem de base para toda a Lei e os Profetas, giram em torno do AMOR:
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.Mateus 22:37-39 (ARC)
Muitas coisas nos fala este texto, contudo vamos prestar atenção no segundo maior mandamento: Amar ao próximo como a nós mesmos. Logo não conseguirei amar sem antes EU ME AMAR, EU ME VALORIZAR.

Por isso, limpar o coração de toda a angústia, rancor, de toda a amargura ou qualquer maldade é essencial para amar.

E após eu me amar, poderei amar o próximo, certo? Ok! Mas a melhor prova que amo é justamente amar aquele com quem eu convivo, como a minha família. ELA DEVA SER MEU MAIOR FOCO DE EXPRESSÃO DE AMOR.

Devo certamente orar por Ela, testemunhar de Cristo para ela, e principalmente ter atitudes de Cristo no seio familiar, pois certamente as atitudes falam muito mais que lindas palavras.

Às vezes, temos várias muralhas dentro do nosso lar, verdadeiras barreiras de comunicação com quem convivemos. Assim desse jeito, como podemos dizer que amamos a Deus, nos relacionamos com Ele, um Deus invisível, sem antes manifestar o amor àquele que vemos e sentimos, como está escrito com 1 João 4:20-21
Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão. 1 João 4:20-21

Agora, certamente entendemos o porquê de o versículo principal ter uma mensagem tão direta aos nossos corações quanto ao cuidado com a família, afirmando que a sua ausência é o mesmo que negar a Fé, ou seja, negar a Mensagem do Amor de Jesus, e ainda com grande gravame, ser pior do que o Infiel.

Afinal, que responsabilidade nós temos com a mensagem que pregamos, se não conseguirmos viver ou manifestar na nossa família? Que testemunho de Cristo estaríamos dando para os nossos?

O perdão é a maior armar para quebrar o jugo do pecado sobre o nosso Lar, essa é a maior expectativa de Deus para nós, PERDOE! Lembra-se da oração do Pai Nosso, tão conhecida:
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje;E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. Mateus 6:9-15 (ARC) (grifo nosso)

Desta forma, encerra-se essa mensagem com o que diz o versículo em I Timóteo 4:15-16
Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Temcuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.1 Timóteo 4:15-16

RECOMENDAÇÃO DE ALGUNS TEXTOS PARA MEDITAÇÃO
  • Mateus 5:43-48; Mt 6:1;
  • Efésios 4:25-32; Efésios 5-6
  • I Timóteo 3, 5
  • I Pedro 2, 3
  • I João 4
Clayrton Silva
Pastor dos Núcleos Missíonarios de Jovens da Assembleia de Deus

Nenhum comentário: