quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Sedução da Religião de Mercado

O pós-modernismo, o secularismo, o relativismo, e o pluralismo representam perigos tanto à propagação quanto à vivência autêntica da Palavra de Deus nesses dias turbulentos. Logo, a preocupação com as questões internas das próprias igrejas evangélicas não devem ser menor, muito menos desprezadas, como se não tivesse importância alguma.
É muito fácil relacionar vasta quantidade de ameaça interna que rondam a Igreja no Brasil. Os pressupostos dos referidos movimentos podem ser vistos em livros cristãos, jornais, revistas, programas de radio e televisão, etc., e o que é pior, no padrão de vida dos fiéis.
A própria igreja, em vários aspectos, tem seguido os pressupostos da sociedade pós-moderna. A pluralização, isto é, a expressão da liberdade de opção das pessoas frente à ilimitada oferta de produtos e ideias, faz cada vez mais adeptos entre o povo de Deus.
A privatização também tem galgado seu espaço, haja vista que preconiza que a criatura humana é livre para fazer o que bem entende. Outro perigo envolvendo a interpretação e aplicação bíblica é a sedução das cifras. E a mesma, de alguma forma, está ligada ao pluralismo.
O numericismo megalomaníaco parece ter se tornado uma prova cabal para legitimas o êxito da liderança e da igreja. Vale tudo para ter cifras: transforma culto em show, igreja em empresa, crente em cliente, sacerdócio em negócio, vocação em profissão, VERBO em verba, caráter em carisma... Não é sem motivo que Eugene Peterson em seu livro “Um pastor segundo o coração de Deus” compara muitos pastores a meros gerentes de lojas!
De fato, o vergonhoso mercado religioso do sensacionalismo, do imediatismo e consumo da fé tem ditado nossos conteúdos, redesenhado nossas motivações e metodologias e adulterado nossa pregação afastado-a da Palavra. O clima de competição/concorrência nas instituições eclesiásticas, diz o Dr. Zabatiero, favorece a mudança de motivação religiosa do povo.
Pr. Rodrygo Gonçalves
_______________________________________
 o   Chagas, José Roberto O. Curso de capacitação Teológica. Editora Kenosis, 2011
 o   Souza, Luís Wésley. “Uma igreja sem o propósito da pureza e da santidade”. In: BARROS, Jorge H., op. Cit., p. 94.
 o   Zabatiero, Júlio P. T “Novos desafios da leitura bíblica contemporânea”. In: Kohl, M.W & Barros, A. C, (orgs). Ministério pastoral trans formador. Londrina: Descoberta, 2006, p. 13.

Nenhum comentário: